5 conselhos para pessoas que querem abrir um negócio online pela primeira vez [2023]

5 conselhos para pessoas que querem abrir um negócio online pela primeira vez [2023]

Com o empreendedorismo em alta no país, a internet cada vez mais vem ocupando posição de destaque na economia, já que em um primeiro momento a ideia de montar uma loja online parece muito mais simples do que criar uma loja física e todas as preocupações que isso envolve: do aluguel de um espaço físico à contratação de equipe, passando pela aquisição de móveis, mostruário e todas as coisas que se espera de um estabelecimento comercial aberto ao público.

De tal forma, ser seu próprio chefe e dono de uma loja virtual, que em um primeiro momento soa muito menos complicado do que a contraparte física, soa um tanto quanto tentador para aqueles que querem ter seu próprio negócio.

Como abrir um negócio online 2023?

Reunimos neste pequeno guia cinco conselhos para empreendedores de primeira viagem que viram na web uma oportunidade para lançar seu próprio negócio.

1 – Foque em áreas que domina ou tem interesse

Pode parecer tentador abrir uma loja voltada àquilo que lhe parece mais lucrativo ou com menor prazo para retorno, mas de que adianta vender, digamos, amortecedores de caminhão, se você nem carteira de motorista possui? Para que seu negócio dê certo é preciso trabalhar com algo que lhe dê prazer ou que de alguma forma já faça parte do seu cotidiano, algo com o qual você já está familiarizado. Afinal, ao focar única e exclusivamente no dinheiro, você corre o risco de ficar de saco cheio daquilo e, como se sabe, empreender muitas vezes significa trabalhar muito e exige um nível de dedicação difícil de se manter quando se lida com algo pelo qual não existe uma paixão ou interesse legítimo.

Em suma: foque no que você gosta! A máxima do “trabalhe com o que ama e não trabalhará mais um dia” definitivamente não se aplica ao mundo real, mas quando lidamos com algo que gostamos, certamente fica tudo muito mais fácil.

2 – Trace uma estratégia de marketing/comunicação

Pouco importa o quão único ou bacana é seu produto, fato é que se você não chega ao público-alvo, de nada adianta todo o esforço envolvido até ali. Uma boa estratégia de marketing pode ser a diferença entre uma loja online de sucesso e ser apenas mais uma no vasto mar da internet. Compensa estudar diferentes maneiras de vender seu peixe e como atingir melhor o seu público, o mercado online inclusive oferece diversas ferramentas para isso, através do uso de redes sociais, postagens em blogs e sites, além de anúncios pagos veiculados dentro das plataformas sociais utilizadas por você. Ter uma comunicação eficaz é essencial no momento em que vivemos, cada vez mais conectados.

3 – Pense no mobile

Cada vez mais utilizamos nossos smartphones para as mais variadas tarefas, o que obviamente inclui compras. Um erro comum de quem empreende na internet é acabar deixando as telinhas de lado, investindo pesado em sites que funcionam bem apenas no computador. Considerando o uso crescente de smartphones, é no mínimo inteligente que o empreendedor considere estes dispositivos na hora de criar sua plataforma, afinal, o que você quer mesmo são clientes e pouco importa qual aparelho eles usarão na hora de comprar você. Esteja preparado!

4 – Ofereça incentivos aos seus compradores

Todo mundo gosta de um bom desconto, então uma boa técnica para reter clientes consiste no oferecimento de cupons a serem utilizados em uma próxima oportunidade ou mesmo condicionar o uso destes à assinatura de uma newsletter, por exemplo, o que aliás, ajuda a matar dois coelhos com uma cajadada só: ao mesmo tempo em que é possível fidelizar, cria-se também um banco de dados para divulgação de promoções, novos produtos e afins. Não tenha medo de ter uma postura ativa para com clientes e clientes em potencial.

5 – Facilite o pagamento

Pense como cliente: quando você acessa uma loja online, não fica mais à vontade ao saber que aquele lugar aceita diversos tipos de pagamento? Pense na última vez que você foi a um restaurante ou loja que não aceitava o seu cartão de crédito, foi frustrante, não? Pois esta mesma lógica se aplica ao mundo virtual, imagine só o cliente enchendo o carrinho para descobrir só na hora de pagar que o seu método preferido não está disponível. Perde-se a venda, e o cliente, que dificilmente retornará ao seu site, afinal, quando buscamos comprar algo na internet, buscamos conveniência, acima de tudo.

Há diversos provedores e soluções de pagamento disponíveis no mercado, e um destes certamente se adaptará ao seu negócio e o mais importante, ao seu cliente.

E agora?

Ao trabalhar em cima dos cinco pontos levantados aqui, você terá uma noção de como dar início a um negócio online, mas não existe uma receita fácil ou única para atingir o sucesso, seja dentro ou fora das redes, mas uma coisa podemos afirmar: prestar atenção em alguns dos detalhes discutidos ao longo deste artigo pode fazer você sair na frente.

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