Como começar um e-commerce de sucesso: da abertura a otimização

Como começar um e-commerce de sucesso: da abertura a otimização

Na hora de empreender, muitas pessoas estão buscando o e-commerce como alternativa, já que necessita de um investimento inicial bem menor em relação a uma loja física. Mas é preciso estar atento a o que é pj e aos fatores que contribuem para construir um e-commerce de sucesso.

Dicas para começar um e-commerce de sucesso 

O sucesso de um e-commerce depende de uma série de fatores. Conheça alguns deles para também fazer do seu e-commerce um sucesso. 

Entender o mercado e público-alvo

Para ter sucesso com seu e-commerce é preciso escolher um mercado relevante. Além disso, é importante conhecer o próprio público-alvo e a persona. 

Desta forma, você pode oferecer produtos personalizados e alinhados às necessidades e desejos dos seus potenciais clientes.

Garantir entregas de excelência

Se você pensa em abrir um e-commerce com o objetivo de apenas ficar rico ou alcançar status está começando errado. No mundo físico ou digital as vendas são sempre em beneficio do cliente.

Diante disso, para seu e-commerce ter sucesso, você precisa trabalhar para garantir a satisfação do cliente com seus produtos. Assim, os produtos devem chegar ao cliente dentro do prazo e com a qualidade esperada.

E na internet, as avaliações de produtos e comentários positivos de usuários são resultado de entregas de sucesso, que incluem: 

  • Produto

Tenha uma rede de fornecedores diversificada e confiável, de preferência, próximos ao seu estoque para reduzir custos, e sempre preze pela qualidade do produto. Afinal, a qualidade dele influencia na reputação da sua loja virtual. 

  • Logística

Ter parceria com mais de uma transportadora no seu e-commerce garante que o seu cliente será atendido, mesmo diante de imprevistos. Além disso, proporciona condições diferenciadas de frete para o cliente, que pode escolher o frete com melhor custo-benefício para as suas necessidades. 

  • Atendimento

Disponibilize atendimento em vários pontos de contato com o consumidor: redes sociais, email, chat, telefone. Assim, você garante que vai resolver todas as dúvidas ou reclamações do cliente o mais rápido possível. 

Portanto, agilidade e personalização são pontos-chave. lembre-se de que cliente insatisfeito gera impactos negativos para sua loja e seu faturamento. Diante disso, mesmo que a logística ou o produto não sejam satisfatórios, ofereça atendimento dedicado que faça a diferença e encante o seu cliente.

Divulgação e conteúdo

Um ecommerce de sucesso é resultado do reconhecimento e identificação do público. Logo, é preciso fazer uso de estratégia de Marketing Digital para construir esses pilares.

Sua comunicação não deve focar apenas em ações promocionais. Cada dia mais o cliente, principalmente, de lojas virtuais, faz pesquisas, confere avaliações de produtos e a idoneidade da marca. Com base nisso, escolhe aquelas que possuem os valores com os quais ele se identifica. 

Portanto, use a produção de conteúdo de valor e a humanização para se diferenciar e se destacar. Este é o diferencial de um ecommerce de sucesso. Nesse sentido, utilize:

  • Marketing de Conteúdo

Estratégia de marketing voltada para a geração de conteúdo de valor para o cliente final. Aqui, o objetivo é produzir artigos, ebooks e outros materiais que ajude o seu público, tire suas dúvidas e se tornando-se uma autoridade no seu segmento. 

  • Marketing de Influência

Através do Marketing de Influência é possível criar uma conexão pessoal com os potenciais consumidores por meio de pessoas reais. A estratégia consiste em usar um influenciador, uma personalidade de autoridade na internet, com valores alinhados aos da marca para promover seus produtos.

  • Técnicas de SEO

As técnicas de SEO permitem que seu conteúdo seja encontrado pelos clientes nas plataformas de busca, como o Google, utilizando palavras-chave, por exemplo.

Analisar e entender seus resultados

Em qualquer negócio, desde sua abertura, é importante mensurar resultados. Isso é mais fácil no mundo digital. Existem várias ferramentas através das quais se pode acessar informações, como taxa de conversão de vendas, custo de aquisição de cliente e tráfego orgânico

Além de analisar essas informações, é preciso tirar insights, recalcular rotas ao longo do tempo e otimizar tempo e recursos para chegar ao tão sonhado sucesso.

Plataforma e experiência do cliente

Seu site, seu endereço na internet, precisa ter uma boa infraestrutura para oferecer a melhor experiência possível para o cliente. Por isso, invista em uma boa plataforma para hospedar sua loja virtual. 

Existem diversas plataformas, mas na hora de escolher a sua, reflita sobre suas necessidades de curto, médio e longo prazo. Além disso, verifique se ela possui todas as ferramentas necessárias para seu ecommerce funcionar adequadamente, desde o layout até as integrações com empresas de logística e também a usabilidade do site.

Além dos pontos acima, todo empreendedor que sabe o que é pj, sabe a importância de um plano de negócios para seu e-commerce, além de seguir todos os trâmites legais para formalizar a empresa.

Outro fator que pode determinar o desempenho e sucesso do e-commerce é ter uma boa empresa de contabilidade para auxiliá-lo e sempre estar atento à concorrência.

Conclusão

Vários fatores são determinantes para o sucesso de um e-commerce. Começando por entender o que é pj, a importância do plano de negócios e registro e abertura da empresa.

Além disso, a escolha da plataforma de hospedagem, oferecer a melhor experiência ao cliente durante sua jornada de compra e acompanhar o que faz a concorrência, são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso do seu e-commerce.

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