Verdades e mitos da tecnologia

Verdades e mitos da tecnologia

Existem muitos mitos e verdades sobre a tecnologia atual, porém o que realmente é verdade sobre a utilização dos smartphones?

Da mesma forma que existem muitas verdades por trás da tecnologia, também existem mitos que empresas e lojas criam para conseguir vender seus produtos. Não há ninguém que acompanhe de perto este universo da tecnologia, que nunca tenha ouvido falar que utilizar o smartphone enquanto ele carrega fará com que o aparelho fique viciado. 

Também existe o famoso caso do smartphone bom e barato, ou então, que escutar música no aparelho enquanto está realizando a higiene pessoal poderá danificá-lo. Será mesmo que essas informações são apenas fake news? Ou será que são verídicas? Isso será descoberto no decorrer deste artigo sobre as verdades e mitos da tecnologia.

Verdades da tecnologia

Como existe muito rumor e muitas brincadeiras na internet a respeito da utilização do celular, um certo público de pessoas leigas acaba acreditando nas mais falsas conversas. Mas, neste instante, será possível conferir de perto as verdades que estão presentes na tecnologia de hoje.

Usar smartphone por muito tempo dá câncer?

O papo de que o celular é um objeto radioativo é totalmente verdade. Mas isso não é motivo para pânico, afinal, não existe nenhuma comprovação de que a radiação que está presente no telefone celular faz mal para nosso corpo.

Para melhor entendimento, é possível utilizar como base as convencionais TVs e os micro-ondas. Esses aparelhos eletrônicos também emitem uma radiação, que inclusive é a mesma do smartphone. 

Mas essas radiações são conhecidas como radiação “não ionizante”, o que significa que elas possuem baixa frequência e, até o presente momento, como foi mencionado acima, não tem comprovação científica de causar danos ao organismo.

Estima-se que a radiação presente nesses aparelhos, é muitas vezes menor do que a radiação que um ser humano sofre ao realizar o exame de raio-X.

Será que crianças podem utilizar celular?

Ao ter em mente que um dos meios mais utilizados para entretenimento entre as crianças e jovens é o smartphone, muitas dúvidas com relação aos pequenos utilizando celular vieram à tona na web.

A grande dúvida da vez é se a utilização de telefone celular pode causar algum dano à criança. No entanto, a resposta irá depender de quais tipos de danos estão falando, o dano físico ou psicológico. 

Existem relatos de diversas crianças que passam horas atrás do celular e apresentam um certo teor de agressividade, dependendo do conteúdo que elas ficam olhando na internet. 

Então, para evitar esses comportamentos, o certo é que os pais fiquem de olho em tudo o que a criança faz através do telefone, além de ser preciso evitar que ela fique fissurada na utilização do aparelho, pois isso pode causar dependência. Então, com base nessas informações, é possível afirmar que a utilização do celular pode trazer sérios problemas psicológicos para a criança.

Mentiras sobre o uso do celular

Após observar duas verdades sobre a utilização do celular, é necessário conferir algumas mentiras que contam sobre a utilização do aparelho.

Bateria viciada

Nos tempos primordiais, quando existiam os telefones celulares denominados de “Nokia Tijolão”, as baterias podiam realmente viciar, mas hoje, com a atual tecnologia, as baterias presentes nos smartphones não ficam viciadas. 

E aproveitando que surgiu o assunto sobre a bateria do celular, vale ressaltar que nenhum smartphone precisa da carga de 8 ou 12 horas após retirá-lo da caixa. Essas informações são os mais puros mitos que a maioria da população mundial ainda traz.

O carregamento turbo estraga o celular ao longo do tempo

A maioria dos aparelhos celulares “top de linha” geralmente são caros. Mas esse valor é compensado por toda a tecnologia presente nesses modelos de celulares. Inclusive, com a tecnologia de carregamento turbo, em que o celular fica com a bateria totalmente completa em questão de minutos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.