Técnicas essenciais de SEO para iniciantes

Técnicas essenciais de SEO para iniciantes

Conheça as principais otimizações que você precisa fazer no seu site para melhorar o tráfego

Já se perguntou qual o terreno mais disputado da internet? Isso mesmo, a primeira página do Google. Por isso, saber como posicionar o seu site entre os primeiros resultados e gerar tráfego qualificado é fundamental para o seu negócio.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para fazer isso, e, com certeza, você já deve ter se deparado com um especialista de SEO falando sobre otimização de site no LinkedIn ou em outra rede social.

Quanto melhor for o posicionamento do seu negócio nas páginas de busca, mais competitivo você se torna no mercado e mais consegue expandir o seu empreendimento. Neste artigo, vamos dar algumas dicas que podem ser implementadas no seu site para obter resultados rápidos. Vamos lá?

Crie conteúdo baseado nas palavras que as pessoas estão buscando

As buscas nos mecanismos de pesquisas funcionam em cima de palavras-chave usadas pelos usuários para procurar assuntos de diversos temas. Por isso, o primeiro passo é saber quais são as palavras-chave relacionadas ao seu negócio usadas durante as pesquisas.

Isso vai te ajudar a criar um conteúdo assertivo, capaz de solucionar a dor do lead. Além dessas palavras-chave principais, você poderá usar as secundárias para melhorar o posicionamento do seu artigo. Para isso, use ferramentas específicas para a busca dos volumes dos termos que são pesquisados pelas pessoas.

Crie uma URL descritiva

Lembre-se de que a URL deve conter uma ou mais palavras-chave das que você está segmentando na página. Ela deve ser curta para melhorar o ranqueamento pelos algoritmos do Google e de fácil entendimento.

Crie uma estratégia de Link Building

Essa estratégia é essencial para o crescimento e a relevância do seu site, um dos pontos que o Google leva em consideração na hora de ranquear. Ela consiste na busca por backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de forma natural ou não.

Com uma maior quantidade de links qualificados apontando para o seu site, é possível aumentar a autoridade e a reputação do seu sítio eletrônico nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego e o ranqueamento.

Crie titles e meta descriptions otimizados

Esses dois componentes HTML básicos também precisam ser otimizados com a palavra-chave principal que você usou para otimizar o conteúdo da página. Eles aparecem nos mecanismos de pesquisa e podem induzir os usuários a clicar (ou não) na sua página.

Faça linkagem interna e externa

Os links internos são aqueles que apontam para outras páginas do seu site. Eles são muito importantes para SEO, pois indicam que aquele conteúdo é referência no assunto e promovem o fortalecimento e autoridade da página que está sendo linkada. É uma forma de distribuir a força das páginas.

Já os links externos são aqueles que apontam para páginas fora do seu site, ou seja, indicações espontâneas usadas para expor a origem das informações citadas. Os mecanismos de busca veem esses links como sinal de relevância que um site passa para outro.

Escreva conteúdo escaneável, evergreen e original

Em terra de marketing, conteúdo é rei. Por isso, antes de criar o seu artigo, faça uma boa pesquisa para entender quais as dores do seu público e o que seus concorrentes já estão fazendo.

Crie um conteúdo original e único e priorize aqueles que são evergreen, ou seja, que resistem com o passar do tempo, que têm relevância a longo prazo, o que é bem diferente das notícias, assuntos sazonais, que envolvem estatísticas que mudam com o passar do tempo e outros.

Além disso, é importante que seu conteúdo seja escaneável, com uma estrutura organizada de títulos e subtítulos, parágrafos e frases mais curtos. Outro ponto importante é utilizar recursos para deixar o texto mais agradável de ler, como:

  • bullet points;
  • negrito;
  • quebra de texto;
  • imagens e vídeos;
  • infográficos;
  • áudios;
  • marcadores para listas.

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