SEO 2022: saiba como o Google classifica os sites

SEO 2022: saiba como o Google classifica os sites

Algoritmo de busca é um dos mais importantes atualmente e ajuda negócios de todos os tamanhos a prosperarem; entenda como funciona e como conquistar a primeira página

Aumentar o número de acessos em um site é o desejo de muita gente que trabalha com a internet. Afinal, com mais gente acessando, as chances de realizar uma venda ou, pelo menos, tornar o negócio mais conhecido aumentam. Uma das maneiras de fazer isso é conquistar as primeiras posições da primeira página do Google. 

Por exemplo: quando você quer tirar uma dúvida ou procurar um produto específico e pesquisa pelo Google, as primeiras posições são sempre as mais vistas e acessadas. Mas como conseguir essa posição?

Entenda como o Google classifica os sites e veja dicas para ter aumento de tráfego no site e conquistar as primeiras posições!

Como funciona o algoritmo de busca do Google

O Google é hoje o mecanismo de busca mais poderoso, conhecido e utilizado na Internet. Quem nunca usou o termo “dá um Google”, não é mesmo? Sendo assim, é de se esperar que sempre que precisa de algo, uma pessoa vá direto no Google pesquisar sobre aquilo. 

Isso abre uma grande margem de oportunidades, principalmente para aqueles que têm negócios online. Então, entender como é feita a classificação do Google sobre o que aparece ou não em sua primeira página é essencial.

De maneira geral, o Google mostra em sua primeira página sempre os melhores resultados para o termo pesquisa pelo usuário. Ou seja, faz uma varredura em toda a internet e encontra todos os sites que tratam sobre aquilo, deixando os melhores sites sempre nas primeiras posições. 

Para decidir quais são os melhores sites, o Google leva em consideração diversos pontos para oferecer sempre a melhor experiência a seu usuário, como:

  • a compatibilidade do conteúdo do site com o termo pesquisado (palavras-chaves e conteúdo de qualidade);
  • a segurança do site; 
  • a agilidade e a rapidez (considerando que sites lentos oferecem uma má experiência);
  • a organização do site; 
  • a responsividade do site (capacidade de se adaptar a diferentes dispositivos);
  • a presença de links seguros e relevantes, entre outros. 

Por analisar um número gigantesco de dados, o algoritmo do Google é um dos mais robustos, mas, de maneira geral, esses são os principais pontos considerados na hora de exibir sua concorrida “página número 1”.

Como fazer seu site aparecer entre as primeiras posições

Pare e pense: quantas vezes você foi até a página 2 do Google procurando uma resposta nos últimos anos? Pois é… a primeira página é sempre a mais importante de todas! Por isso, saber alguns detalhes de como conquistar uma posição por lá pode ajudar. Acompanhe!

Escolha palavras-chave estratégicas

As pessoas buscam os conteúdos por “palavras-chaves”, ou seja, um termo específico. É preciso considerar quais seriam as mais buscadas para seu segmento e também aquelas pouco buscadas, mas que tenham a ver com seu negócio. Lembre-se de que as pessoas procuram tanto pela internet e celular como também pelos dispositivos inteligentes, como Alexa e Google Home.

Produza conteúdo relevante e bem escrito

Um dos pontos principais do algoritmo do Google: ele sempre busca o site que responda melhor à questão do usuário. Ou seja, o conteúdo da página precisa ser relevante para a pessoa e bem escrito. Não basta ter a palavra-chave inúmeras vezes, é preciso fazer sentido e oferecer a melhor experiência. 

Tenha um site seguro, rápido e responsivo

Outro ponto importante considerado pelo Google é a segurança e a agilidade do site. Sites lentos irritam o usuário, que sai da página antes mesmo dela carregar (mesmo que demore apenas alguns segundos). Por isso, o Google sempre rastreia aquele site que abrirá mais rapidamente, de maneira segura ao usuário e de forma responsiva, ou seja, que se adapta ao celular, tablet, TV e outros.

Construa conteúdos featured snippet (antes do primeiro link)

Essa é a posição de rei do algoritmo. É a resposta que aparece antes mesmo da listagem de links. Geralmente exibe um trecho do texto do primeiro link como resposta, sendo algo fácil e rápido para o usuário. Esse, por sua vez, pode clicar no seu link para saber mais sobre o assunto.

Escolha bem os links do seu conteúdo

Ter um bom conteúdo e um site bem estruturado e seguro, mas ter links suspeitos dentro do site pode acabar com sua estratégia. Afinal, tudo o que o Google não quer é que o usuário acabe prejudicado ao clicar em algum link malicioso. Então, cuidado com os links escolhidos para compor o conteúdo e lembre-se de utilizar bons links internos, para manter o usuário mais tempo em seu site. 

Dica extra: patrocinados

Além dos métodos que envolvem o conteúdo, muitos negócios optam por patrocinar o Google para que ele coloque o site em primeiro lugar. Isso é bastante utilizado pelo varejo, para atrair a atenção do usuário, disputada junto com as opções de produtos que aparecem no topo da página.

Essa é uma boa estratégia para momentos específicos, mas apenas as outras dicas já são suficientes para conquistar a primeira página do Google!

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