Inteligência Artificial e SEO andam juntos ou separados? Confira!

Inteligência Artificial e SEO andam juntos ou separados? Confira!

Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial já colaboram muito para a produção de conteúdo SEO

A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais comentados do momento: com a popularização de ferramentas como o ChatGPT, ela entrou de vez no imaginário do público, mas já tem causado impactos no dia a dia de pessoas e profissionais de diversas áreas há alguns anos. E no caso de quem trabalha com otimização de mecanismos de busca (SEO), isso não é diferente, já que a constante atualização dessa tecnologia tem transformado o marketing digital.

Mas como a Inteligência Artificial pode ter um papel relevante para aprimorar as melhores práticas de SEO? Abaixo, entenda melhor como essa relação funciona e quais são os benefícios que essa tecnologia oferece para profissionais dessa área.

Inteligência Artificial: afinal, o que é?

Por se tratar de um assunto relativamente recente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é, afinal, Inteligência Artificial. De forma simples e resumida, esse conceito pode ser entendido como “a ciência para tornar máquinas inteligentes”. O intuito é ensinar as máquinas a agirem como se fossem seres humanos, dando a elas a capacidade de ouvir, ver, falar, escrever e mover.

Um bom exemplo da aplicação dessa ideia é a assistente de voz da Amazon, a Alexa. Por meio do dispositivo em que ela está instalada, é possível dar comandos, como pedir para que ela toque uma de suas playlists no Spotify. Ao ouvir suas palavras, ela processa, responde e age. Isso tudo sem precisar que ela seja informada como interpretar o comando, como responder e como agir.

Isso é possível justamente pelo fato dela utilizar Inteligência Artificial, que permite que ela possa entender o que suas palavras significam por conta própria. Do mesmo modo, é a IA que também possibilita que ela saiba como responder ao pedido. Assim, ela utiliza algoritmos de aprendizado para aprender com dados em escala para, depois, poder melhorar o seu desempenho.

Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no SEO?

A mistura entre Inteligência Artificial e SEO já está acontecendo e tende a oferecer soluções ainda mais agradáveis e eficientes nos próximos anos. Mas como essa ferramenta pode ser utilizada dentro dessa técnica? Conheça algumas das principais formas de uso abaixo.

IA no algoritmo do mecanismo de pesquisa

Uma das possibilidades é o uso da Inteligência Artificial em aplicativos para melhorar os algoritmos de mecanismo de pesquisa, tanto do Google quanto de outros. Assim, esses mecanismos usam a tecnologia para processar consultas e prever quais serão aqueles resultados que melhor atendem às necessidades do usuário. Em seguida, a mesma IA coleta e analisa como os usuários reagiram aos resultados propostos para ajudar a melhorar essa pesquisa.

Nesse sentido, o Rankbrain do Google, por exemplo, leva em conta métricas como tempo de espera e taxa de rejeição para aprender e determinar a classificação dos resultados de pesquisa. Isso é muito para aprimorar as pesquisas, sobretudo do uso de palavras-chave de cauda longa.

Outro ponto que as pesquisas procuram cumprir é mostrar um material que tenha informações relevantes e confiáveis aos leitores. Tanto que existem várias otimizações ligadas ao SEO que justamente tem a tarefa de auxiliar a mostrar ao motor de pesquisas que o conteúdo é relevante para certas palavras-chave. Com o uso do IA, a pesquisa leva em consideração também o contexto de uma ou várias partes do conteúdo, podendo entregar assim resultados mais assertivos.

A Inteligência Artificial também colabora para mostrar resultados de pesquisa local, que estejam mais próximos do usuário. Hoje, várias pessoas utilizam aplicativos baseados em geolocalização para encontrar empresas locais. Também houve o aumento de pesquisas feitas por voz, utilizando consultas “perto de mim”. Assim, aplicativos como o Google Maps utilizam IA para garantir que os resultados tenham precisão.

IA na criação de conteúdo

Além dos benefícios no campo da pesquisa, a IA também tem desenvolvido papel importante na criação de conteúdo. Hoje, existem mais de um bilhão de blogs na Internet, sendo que, diariamente, milhões de conteúdos novos são produzidos.

Com tanta oferta, é redobrada a importância de criar um conteúdo de qualidade e totalmente exclusivo. Nessa tarefa, a IA auxilia no processo de pesquisa descrito acima, algo que é fundamental a se pensar é que esta é a parte mais demorada do processo de criação de conteúdo.

Outro uso possível é utilizar a Inteligência Artificial e bots de marketing para realizar pesquisas de mercado e entender o público. Essas ferramentas coletam e analisam dados, permitindo entender quais são os tipos de conteúdo que melhor os atenderão. Há também a possibilidade de otimizar automaticamente o conteúdo, usando, por exemplo, ferramentas que detectam erros de digitação e gramática, ajudando na elaboração de um conteúdo de qualidade.

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